terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Nova Veneza- SC
















"Nova Veneza foi a primeira colônia do Brasil República. E nasceu, exatamente, do desejo e da empolgação que animava os primeiros instantes da recém-implantada República: era preciso povoar o vasto território nacional, dar um salto para o progresso. Para isso a República havia sido proclamada. Nova Veneza foi o projeto modelo desse propósito. Protótipo a ser adotado em todo país”.





História de Nova Veneza de Zulmar H. Bortolotto





Foi neste pequeno município que nasceram meus avós e minha mãe. Mais especificamente, na comunidade de São Bonifácio. local onde realizamos nossa festa anual.





Com mais de 95% da população descendendo de italianos, Nova Veneza, foi a primeira colônia italiana oficialmente instalada no Brasil República (1891), é um pedaço da Itália em Santa Catarina. Com base econômica calcada na agricultura, o município tende a ser um novo pólo turístico nos próximos anos, em especial, por preservar os casarios antigos e incentivar o turismo.
No campo as principais culturas são o arroz e o milho. Também merece destaque a criação de frangos que nos últimos anos também se tornou uma das principais atividades do município, e na parte industrial a metalurgia, que é desenvolvida no distrito de Caravaggio onde reúne dezenas de empresas do ramo.










Fonte: http://www.portalveneza.com.br/ (Portal da cidade de Nova Veneza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário