terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Criciúma- Minha terra natal!!!

Em 6 de janeiro de 1880 foi o início da colonização de Criciúma. Há uma corrente que afirma que os italianos chegaram por lá no final do ano de 1879. Seis de Janeiro, por ser a data dos Reis Magos e a do aniversário do Cel. Pedro Benedet, um dos imigrantes, foi convencionada como a da chegada dos italianos.
A fundação de Criciúma deu-se no ciclo da imigração européia do século XIX, com a chegada das primeiras famílias de imigrantes - 139 pessoas, procedentes das regiões de Veneza e Treviso, na Itália. Esses imigrantes desbravaram a região, enfrentando toda sorte de dificuldades. Construíram casas, estradas e escolas e tiveram a agricultura como principal atividade econômica. A partir de 1890 chegam as primeiras famílias de poloneses, seguidas de imigrantes alemães e dos descendentes de portugueses vindos da região de Laguna.
Deram-lhe o nome de Cresciúma, nome da vegetação gramínea que abundava suas terras centrais.
Os meios de comunicação resumiam-se num caminho de tropeiros procedentes do planalto serrano e daquele percorrido pelos corretores que ganhavam dinheiro mapeando e vendendo colônias. Não havia correio nem telégrafo. Este luxo estava reservado para a praça de Laguna então a metrópole de todo o Sul.

Autoria: Archimedes Naspolini Filho
http://www.criciuma.sc.gov.br/


Eu nasci nesta cidade que antes era pacata, mas agora é um grande polo industrial da cerâmica e Porcelanato. Além da indústria de tecidos, plásticos e vernizes.
Terra de gente trabalhadora e caprichosa, que desde o início trabalha em prol do progresso!!!

Tenho orgulho dessa terra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário